Monday, October 02, 2006

Adoro o facto de não ter que justificar nada aqui. Sou quem quero ser. Não devo nada a ninguém. Não minto, não sinto, não choro... Nada. Aqui eu sou o que quero. Quando quero. Sem justificar posts a ninguém. Adoro esta "mortandade bloguista" que me dá asas para crescer.

Por isso vou ser inconfidente hoje. Não, não vos vou contar um segredo. É mais um desenho que vos vou fazer.

Começa com um tipo giro, assim para o gorducho, mas engraçado. Um miúdo. Com medo de tudo. Especialmente de magoar e desiludir quem gosta. Este miúdo é só uma concha, uma capa... Vazia.
Sente-se perdido num mundo que faz dele um brinquedo quando o que ele queria era voar. Queria desaparecer e fugir daqui para sempre. Não justificar nada. Deixar o vazio da sua alma
encher-se de vento.
Mas deixemo-nos de sonhos. Este desenho é sobre o miúdo. Ele mente todos os dias. A quem quer (porque não quer), porque tem medo de admitir que falha. Todos olham para ele porque ele emite uma luz inspiradora. Quem não mentiria se soubesse que a mentira era benéfica? E que o fazia um modelo? Mas sabem o que é pior de ser um modelo? O facto de não ter nada para onde olhar. Sabe-se o que é e tem-se medo de cair da cadeira onde o puseram.
Ele tem dois irmãos. Ou quiçá muitos mais, não interessa. O que interessa é que ambos olham para ele como um exemplo, como o perfeito o ideal. Não querem ser como ele, nem ele quer isso, aliás, ele ajuda-os a serem tão bons ou melhores. Mas o problema disso é que quando as pessoas sobem muito, esquecem-se de olhar para baixo e ter medo de cair. Ou então gostam tanto do calor dos elogios, do afecto do lugar que os abraçam e prendem.

As vezes apetece-lhe desistir. Mas ele é estranhamente forte. Arranja forma de prosseguir não importa a quantidade de mal que lhe façam. Lá vai ele à frente. Já esqueceu e procura novas almas para ajudar a atravessar o purgatório.

O que se passa com ele? Será estúpido? Alguém lhe disse para não gostar de si? Ou será que ele só gosta da atenção que lhe dão quando ele está em baixo? Está assim tão desesperado por mimo? Por amor? Não tem ninguém que o aprecie?

Não

Ninguém conhece um mentiroso. Que se pode dizer de alguém que nem sabe quam é, afogado nas tantas mentiras que conta que quase acredita nelas? Mas ele vai sorrir. Mente mais um sorriso. É só mais um. E é a sorrir que o querem ver. E ele não pode admitir que falha e é humano. É só mais uma estátua para outros miúdos olharem e dizerem "Mamã, quando for grande quero ser como ele!".

Mas será que alguém o diz?

1 comment:

J.C. said...

Esse desenho nao me é de todo estranho, axo que ja o vi num cadernito qualquer...Ou se calhar nao era bem um desenho, era mais um esboço, nao sei bem...